12 de abril de 2012

Aprovado na Câmara projeto que amplia provas e dobra multa da Lei Seca

Brasília -  A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira em votação simbólica, por unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que amplia o número de provas que podem ser usadas para constatar o estado de embriaguez do motorista condutor de veículo. A medida visa a aperfeiçoar a chamada Lei Seca, que trata da punição de motoristas que dirigem sob efeito de determinado nível de álcool no sangue.

O texto aprovado estabelece que podem ser usadas, para constar a embriaguez, provas testemunhais, exame clínico, imagens e gravações em vídeos. Pela lei atual, só podem ser aceitas como provas o teste do bafômetro e o exame de sangue. Ele também dobra a multa de quem dirigir sob efeito de álcool ou outras drogas que causam dependência. O valor da multa para quem dirigir sob influência de álcool, que hoje é R$ 957,70, passa para R$ 1.915,40.

Até que enfim uma boa notícia. Mas, será que isso impedirá nossos motoristas de dirigirem bêbados causando mortes e/ ou acidentes de trânsito? 
A atitude de conscientização deve vir de cada um. Não só em relação ao uso do álcool. Mas, também em relação ao uso de aparelhos de celulares ao volante e a de que bebês e animais devem ficar no banco traseiro do carro com cadeirinha e proteção adequada.
Os motoristas devem sempre regulamentar sua situação no DETRAN e fazer exames de vista periodicamente. Além, de fazerem check-up em seus carros.
Os usuários de moto devem estar em dia com o DETRAN e usarem equipamentos de segurança adequados. E também, fazerem vistorias em sua moto periodicamente.

Respeito é obrigação de todos. E no trânsito, ele deve ser dobrado.

A Equipe do Informativo EDR
                _____________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui.

Tradução da página / Translation of the page / Traducción de la página